Casa do Administrator

Ca1 Ca2 Ca3 Ca4

Vila Medieval de Ourém

Ch1 Ch2 Ch3 Ch5 Ch6

video

Exposições

Exposição de longa duração –" AFEIÇÕES" e "1900 - "VILLA NOVA DE OURÉM"

Uma sucinta leitura do Concelho, com alusão ao território, às expressões identitárias e à história local.

No piso 1, após uma «calorosa receção dada pela Família do Administrador», revisitamos os espaços e os ambientes da Villa Nova de Ourém de 1900, em pleno auge. Sucede-lhe uma sequência de episódios internacionais e nacionais determinantes para a condução da História, e com ecos decisivos para a esfera local: No decurso da transição da Monarquia para a 1.ª República somos «convocados» para a 1.ª Guerra Mundial, com abordagens transversais ao pesado ambiente de racionamento; ao cotejo entre o Administrador e os Videntes de Fátima (numa alusão implícita às Aparições de Fátima); e ao surto epidémico de 1918, que vitimou os Videntes Jacinta e Francisco.

A Exposição integra espólio pertencente ao Museu Municipal de Ourém e peças, cedidas a título de empréstimo pelo Museu de Saúde - Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge e pelo Museu de Medicina "Maximiano Lemos" de Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

 

Exposições temporárias

Cada exposição convida-nos a visitar os ambientes, as expressões e as dinâmicas socioculturais de Ourém durante os séculos XIX e XX, num diálogo entre conteúdos densamente informativos sob diferentes aspetos e perspetivas.

Exposição: Pensar Ourém

Dois lugares distintos acolhem a exposição de dois projetos desenvolvidos pelos estudantes do 2º ano de arquitetura do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa.

As reflexões propostas partem da compreensão de lugares transformados pela intervenção humana, em tempos diferentes, e que, de diferentes modos, reclamam a sua transformação, pedem novas formas de relação, exigem novos usos: a vila medieval e a cidade contemporânea. Pensar Ourém.

 

 PensarOurem JUN16

Está em... Início Arrow CASA DO ADMINISTRADOR Arrow Exposições