Casa do Administrator

Ca1 Ca2 Ca3 Ca4

Vila Medieval de Ourém

Ch1 Ch2 Ch3 Ch5 Ch6

video

Intervenção Museológica

Em 2003 o edifício da Casa do Administrador foi adquirido pelo Município de Ourém, tendo em vista a instalação de um espaço museológico que servisse simultaneamente a comunidade concelhia e os visitantes e peregrinos de Fátima.

O imóvel apresentava um estado de deterioração avançado e uma indefinição da configuração inicial do interior (submetido a modificações profundas), o que inviabilizava a sua reconstituição integral com rigor.

Sustentado por um processo prévio de pesquisa, avaliação de recursos e potencialidades, e definição do propósito indutor do espaço museológico, foi delineado um discurso expositivo centrado na tríade “coleções-públicos-recursos”, convocando as personagens dos Videntes e do Administrador a «atuarem como anfitriões» deste palco expositivo e cénico, inscrito na 1.ª metade do século XX.

A casa do Administrador representa ainda o fulgor da Vila Nova de Ourém de 1900, as expressões e as dinâmicas locais, e convida-nos a visitar os patrimónios e os museus concelhios.

Casa Administrador 2
Casa Administrador 1
Está em... Início Arrow CASA DO ADMINISTRADOR Arrow Intervenção Museológica